A atenção plena é uma prática que surgiu do Budismo. No século passado, em 1979, a prática se espalhou pelo mundo e conquistou muitas pessoas. Neste ano, Jon Kabat-Zinn apresentou o primeiro programa de meditação mindfulness. Kabat-Zinn é o primeiro a ter acesso ao Budismo Zen no ocidente. A técnica de atenção plena é manter a consciência e a atenção no presente e no futuro, segundo o médico. A atenção plena significa focar no momento agora e prestar atenção nas reações do corpo e da mente diante da situação.
Qual o objetivo de praticar o Lifestyle Mindfulness?
Há muitos estudos e pesquisas relacionados e a prática da atenção plena já é comum em todo o mundo, especialmente em empresas. A habilidade de se concentrar não é simples, mas também não é impraticável e leva a mais eficiência.
Adotar a atenção completa pode ajudar a diminuir o estresse e a ansiedade, e pode ajudar a manter os problemas longe e a se sentir mais feliz. Consequentemente, as pessoas ficam mais responsáveis e os funcionários ficam mais produtivos. Na vida pessoal e no trabalho, é importante aprender a maximizar os resultados. Veja algumas vantagens da atenção completa a seguir: A atenção integral é um benefício evidente. Veja cinco pesquisas que comprovam a eficácia da atenção plena:
Aumente a sua concentração
A atenção plena ajuda você a se concentrar melhor, ficar sob controle e evitar se dispersar. Um estudo da Universidade Desh Bhagat na Índia afirma que a técnica melhora a tomada de decisões porque as pessoas ficam mais atentas e conscientes das coisas que fazem.
Neurocientistas da Universidade de Toronto mostraram que praticar a atenção plena melhora as funções cognitivas do cérebro. Os resultados são que a memória melhorou e a forma como o cérebro funciona.
A pesquisa descobriu que o mindfulness pode aumentar o tamanho dos telômeros e retardar o envelhecimento precoce, uma vez que essas estruturas ligadas ao DNA estão ligadas ao processo de envelhecimento
Como ajuda a melhorar a concentração, a respiração e o controle da mente, a meditação pode ser um meio de desenvolver um método de atenção plena. Considerando isso, aqui estão seis conselhos para a hora de meditação que podem ajudar você a atingir a atenção plena:
A quantidade não faz diferença. É fundamental dedicar tempo e fazê-lo valer a pena.
Três respirações tomadas de forma consciente
Experimente fazer as três respirações conscientes antes de perder a paciência, dar respostas rápidas ou sucumbir ao estresse. Respire três vezes profundamente pois que a inspiração e a expiração pode ajudá-lo a se acalmar, organizar seus pensamentos e se conectar melhor consigo mesmo. embora isso possa parecer comprometimento total com o momento;
- Encontre um lugar e uma posição onde você se sinta confortável;
- Observe sua respiração;
- Esqueça os problemas durante a meditação;
- Não desligue: É importante manter a consciência e controlar a atenção imediatamente, então deixe os problemas de lado.
Quando a rotina está cada vez mais cheia de tarefas e responsabilidades, é imperativo que estejamos atentos ao que fazemos. Por fim, a única maneira de permanecer concentrado no momento atual e não se distrair com outras ideias e pensamentos é com atenção plena.