A meditação mindfulness é uma prática que pode ser feita em diferentes posições, como sentado, em pé ou deitado, mas geralmente é feito na posição sentada. Um exemplo de meditação mindfulness é:
Escolha um local tranquilo e sem distrações. Sente-se em uma cadeira ou colchonete com as costas retas e as mãos no colo.
Feche os olhos ou mantenha-os semicerrados, respire fundo algumas vezes e concentre-se no movimento do ar para dentro e para fora do corpo.
Concentre-se na sensação física de sentar na cadeira, sentindo partes do seu corpo em contato com as superfícies.
À medida que seus pensamentos surgirem, observe-os sem julgamento, então deixe-os ir e traga sua atenção de volta para a sensação física de estar sentado em sua cadeira.
Mantenha esse estado de atenção plena, permitindo que seus pensamentos e sentimentos surjam e desapareçam sem se apegar a eles.
Respire fundo algumas vezes, volte sua atenção para o ambiente e encerre a meditação.
Esta é uma meditação básica de atenção plena que pode ser adaptada a diferentes situações e objetivos. O importante é que, ao praticar esta técnica, você tome consciência do momento presente e observe os pensamentos e sentimentos sem julgamentos, sem se apegar a eles. Com tempo e prática regular, a meditação mindfulness pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade e melhorar o foco e a qualidade de vida.